Derek no começo de 2025 fez o lançamento inesperado desse Álbum de 9 faixas que dividiu opiniões dos fãs do Artista e do gênero Trap durante o período de lançamento (2 primeiras semanas), Fumando e vendo série é um álbum denso e profundo muito diferente dos últimos 2 projetos solo do Artista - Trap The Fato e Trap The Fato Deluxe, que são 2 álbuns diferentes mas que seguem a mesma linha de contexto musical, musicas com temas rasos porém interessantes, instrumentais fenomenais presentes nos 2 álbuns, alguns feats e o tema principal sendo os luxos que a vida do Trap pode proporcionar, a vida noturna e o dinheiro. Apesar dos 2 álbuns serem obras renomadas que elevou e muito o patamar do gênero e do Artista no nosso país, resultou em algumas polêmicas relacionadas ao artista após ganhar popularidade.
Para a surpresa de muitos que acompanham a carreira do Derek, ele fez o lançamento do disco sem divulgações nem mesmo lançamentos prévios de singles ou divulgação da data de lançamento. O que fortaleceu a ideia de que esse álbum é uma viagem profunda pelos pensamentos do artista em relação ao seu cotidiano e o que ele vinha passando após os últimos acontecimentos da sua vida pessoal e artística, volta do seu grupo de origem, brigas internas dentro de sua própria gravadora, desentendimento com seus ex-parceiros de composição, entre outros problemas que ele vinha passando. Fumando e Vendo série conta histórias profundas do passado e atuais do artista.
O álbum soa bem, de modo relaxante fazendo jus ao título, Derek faz uma ótima escolha de instrumentais com melodias lentas e diversas baterias aconchegantes, todos os feats se desenvolveram bem junto a ele nas musicas com destaque ao rapper Shawlin que se saiu bem na faixa em que foi presente. "VOZ DO BLOCO", "FIZ ESSE RAP PRA PROVAR QUE EU SOU RAPPER", "REI ESCURO" e "INSÔNIA E DEPRESSAO" são as músicas que destacam a ideia de Derek mesmo depois de diversos avanços e realizações ainda se sente não compreendido por grande parte da sua fã base, formada em sua maioria por pessoas que não sabem o peso de onde ele veio, e do porque ele ama o que faz.
Gostei demais desse lançamento, foi a melhor forma de se pronunciar e se recuperar depois das polemicas envolvendo o Artista. Derek é uma realidade no Brasil e um dos poucos que sabe se dar bem num gênero carregado de referências estadunidenses sem deixar de lado todo seu lado brasileiro para fazer algo tão real lapidado quanto os fundadores do gênero lá nos estados unidos, mesmo com recursos e reconhecimento muito inferiores.