A um tempo tenho percebido uma parada q tem me incomodado muito no dia a dia, diz respeito ao jeito que eu (e acredito que muitos possam se identificar também) tenho usado as redes sociais. Com essa crise de TEMPO que todos parecem estar vivendo, entre trabalho, faculdade, vida social, etc e toda a pressão de otimização do tempo o tempo todo, as redes sociais viraram mais um momento de distração da realidade do q qualquer coisa (mas isso todo mundo já sabe). O que eu tenho percebido entretanto, é como isso tem me tornado apático a muita coisa, em específico, á arte.
As redes sociais são mt boas no sentido de conectar pessoas e ajudar artistas a exporem seu trabalho. Mas a verdade é que, com um algoritmo que estuda o q vc gosta e te entrega exatamente o que você quer consumir o tempo todo, essa exposição se tornou... demais. Se tornou exagerada, e a um ponto em que eu não consigo mais ser tocado da mesma forma que antes. Sabe quando vc vai num rodízio, e vc come pra caralho, e mesmo q você AME pizza você olha e não sente mais nada? Ou quando você vê tantos filmes de terror que para de sentir medo? sei lá, acho que é algo assim.
Imagem do Post
E isso me deixa extremamente triste. Triste por que eu acho extremamente injusto com os artistas. Vocês já pararam pra pensar que tem artistas que passam horas, dias, meses e até ANOS pra produzir algo, e que você vai ver aquilo no seu feed por 5 segundos? as vezes até menos? Sério parem pra pensar nisso. É revoltante pra mim, eu me sinto muito mal quando fico rolando o feed e vendo obras de arte incríveis que eu simplesmente não consigo SENTIR. Quando vejo aquele MURO de publicações que é a For You Page, aquela galeria infinita (literalmente, INFINITA) de arte, em que nada consegue verdadeiramente te prender por mais do que 30 segundos.
E isso é por que arte não é pra ser consumida assim. Na verdade até meu vocabulário ta errado, acho que arte na sua essência nem é pra ser consumida, é pra ser apreciada. Sentida. Pensada. Refletida. Tem que ser um momento, só você e aquilo, pra você conseguir realmente internalizar o que aquilo representa pra você, como te faz se sentir.
Eu percebi muito isso quando parei e refleti na minha ultima viajem á São Paulo, quando eu e a Fabi fomos na exposição do monstro sagrado, gênio da bola, o fotógrafo Luiz Braga. Eu conheci o trabalho dele pela rede social dele mesmo, e ali eu ja me apaixonei pela obra, mas quando fui na exposição, foi uma coisa completamente diferente.
É MUITO diferente você ver a obra de um artista na internet, e você tirar uma TARDE só pra você ir num LUGAR pra prestigiar o trabalho de uma pessoa. Nosso foco era total nisso, e a gente aproveitou cada momento. Cada foto a gente parava, olhava, analisava e comentava o que a gente gostou, o que não gostou, o q cada um sentiu ou interpretou. Teve fotos da gente ficar coisa de 5 minutos ou mais, olhando, sentindo, apreciando (essa abaixo por exemplo, que é foderosa mas que eu só tenho numa qualidade MERDA q raiva).
Imagem do Post
Sem falar também do design e planejamento da exposição/galeria que influencia demais na nossa experiência, na ordem que a gente vai ver essas fotografias, o jeito que o ambiente interage com o público, etc. Essa exposição por exemplo tinha umas paredes com umas "janelas" entre uma parte e outra da exposição, te fazia se sentir um fotógrafo também observando quem tava passando no frame naquele momento exato.
Imagem do Post
Essa exposição mudou muito minha percepção de como nós devemos buscar consumir arte, e minha percepção sobre exposições em si também, por que entre minhas experiências com arte hegemônica de museus, e a arte de alunos na galeria da faculdade (que hora acerta muito, e hora...), nunca fui muito chegado. Mas isso abriu minha visão e me fez sentir que talvez precisamos mais disso, precisamos dar espaço em espaços públicos pra que mais artistas possam organizar exposições. TODOS os artistas e todos os tipos de arte, por que todo mundo que se esforça pra fazer algo merece no mínimo que as pessoas apreciem com paciência e intenção.
Acho que a reflexão que eu deixo é essa. Apreciem arte com mais paciência e atenção. Se questionem como vocês tão apreciando arte, e juntos vamos questionar e tentar mudar isso de alguma forma, por que o instagram não é o caminho. A Worple É o caminho, por que aqui é um ótimo exemplo de expressão e consumo com paciência pra mim, obrigado por isso GT <3

Espero que esse texto tenha despertado algum questionamento ou pensamento em alguém. No mais é isso.

Bjs,
Ale